quarta-feira, 25 de março de 2015

LISBOA - MADRID, cap. IV, DE DON BENITO A GUADALUPE

Claustro Mudejar do Real Mosteiro de Santa Maria de Guadalupe, Foto by Wikipedia

No quarto dia teremos a etapa mais curta das percorridas (96 kms.) mas, curiosamente, a de maior altimetria (1400 m. de A+). Ora se atendermos a que mais de metade da mesma é completamente plana então o final adivinha-se como trabalhoso e complicado.

Iniciaremos a atividade em Don Benito seguindo para Vilanueva de la Serena onde começa a Via Verde de las Vegas del Guadiana que se seguirá durante cerca de 56 kms. até Logrosan onde termina o condicionamento da antiga via férrea. Atendendo ao facto desta Via Verde  ter alguns problemas de manutenção na zona de Madrigalejo optaremos por acompanhar o asfalto do canal de irrigação junto à albufeira da barragem de Sierra Brava. Trata-se de uma alternativa um pouco mais longa mas que permitirá rolar em melhores condições e mais rapidamente.

Após alcançarmos Logrosan e o final da Via Verde muito embora a via férrea prosseguisse teremos de seguir pelo Camiño Natural de las Villuercas que ligará ao final/início da Via Verde de la Jara que será percorrida na quinta etapa.

Para já será efetuado o troço do Camino Natural, via Cañameroque dista até à histórica Guadalupe, terra da padroeira da Extremadura e local de peregrinações seculares. Por aquilo que ficou dito acima este será um troço duro de roer em função da altimetria.

Sem comentários: