quinta-feira, 5 de março de 2015

UNIR AS CAPITAIS IBÉRICAS EM BTT


Este será o grande projeto para uma travessia BTT nas férias - ligar as duas capitais ibéricas.

A ideia não é complicar cruzando as montanhas da cordilheira central que dividem esta nossa península entre N e S mas que implicam uma altimetria descomunal e, necessariamente, mais etapas e dureza mas antes aproveitar as ligações naturais, os caminhos habituais que sempre uniram os dois países. Falo dos vales do Tejo e do Guadiana e das planícies alentejanas.

O projeto implicará pouco mais de 700 kms. e, em função da logística, tanto poderá acontecer entre Lisboa e Madrid como entre Madrid e Lisboa e conta-se em poucas palavras: uma ligação fluvial até ao Montijo, uma circulação ultra-rápida até Pegões pelas retas vinícolas do Castelão e a entrada no reino mágico do Montado até Mora e por em diante até Avis, Sousel, Veiros, Elvas e a cidade de Badajoz cruzando o Guadiana seguindo pelo seu vale por Mérida e até à Via Verde de las Vegas del Guadiana nos conduzirá a Guadalupe e às alturas da serra de Altamira. A partir daí pelo Camno Natural de Villuercas, a Via Verde de la Jara e o Camino Real de Guadalupe segue-se o Vale do Tejo até praticamente Madrid e ao mítico "km. 0" da Puerta del Sol.

Coisa para uma semana com o intuito não apenas de pedalar mas, também, de desfrutar do bucolismo dos entornos naturais de de autenticidade desta nossa jangada de pedra.




Sem comentários: